128 IME Fisica 89 A 99
IME
1989
01) (IME-89) Um carro de corrida de Fórmula 1 parte do repouso, atinge a velocidade de 216 km/h, freia e pára no tempo total de 30 segundos. O coeficiente de atrito entre as rodas e a estrada, que é explorado ao limite durante a frenagem, é = 0,5.
Sabendo que as acelerações, no período de velocidade crescente e no período de frenagem, são constantes, determine:
a) a aceleração durante o período em que a velocidade está aumentando;
b) a distância total percorrida ao longo dos 30 segundos.
Dado: g = 10 m/s2
02) (IME-89) Um astronauta em traje espacial e completamente equipado pode dar pulos verticais de 0,5 m na Terra. Determine a altura máxima que o astronauta poderá pular em um outro planeta, sabendo-se que o seu diâmetro é um quarto do da Terra e sua massa específica dois terços da terrestre. Considere que o astronauta salte em ambos os planetas com a mesma velocidade inicial.
07) (IME-89) Três líquidos distintos são mantidos a
T1 = 15O C, T2 = 20O C e T3 = 25O C. Misturando os dois primeiros na razão l : l, em massa, obtém-se uma temperatura de equilíbrio de 18 oC. Procedendo da mesma forma com os líquidos 2 e 3 ter-se-ia uma temperatura final de 24oC . Determine a temperatura de equilíbrio se o primeiro e o terceiro líquidos forem misturados na razão 3 : l em massa.
08) (IME-89) A tensão E(t), definida pelo gráfico mostrado na figura 2 é aplicada ao circuito da figura 1, cujos componentes resistivos, invariantes no tempo, são definidos pelas curvas características dadas abaixo (figura
3 e 4).
Esboce a forma de onda da corrente i(t), total, do circuito, em função do tempo.
I(t)
E(V
)
03) (IME-89) Uma massa M = 20 kg é suspensa por um fio de comprimento l = 10 m, inextensível e sem peso, conforme mostra a figura. A barra ABC gira em torno do seu eixo vertical com velocidade angular constante de forma que o fio atinge a posição indicada. Determine:
C
D
a) a velocidade angular da barra;
b) a tração no fio.
Dado: g = 10 m/s2
l