1234sas
397 palavras
2 páginas
Disciplina: Administração de Recursos Materiais e PatrimoniaisProfessor: Vinicius Robles
Acadêmicos: Igor Augusto de Araujo Kozempa RA:54722 Helio Alves Junior RA:
Tecnologia aplicada à gestão de armazenagem e movimentação de materiais.
O almoxarifado é, sem dúvida, um “motor” para qualquer organização. Pois é nele que estão armazenados os materiais que sustentam o funcionamento de tais.
Depositar materiais no almoxarifado é o mesmo que depositar dinheiro em banco. Sendo assim, o almoxarifado deve possuir condições para assegurar que o material adequado, na quantidade devida, estará no local certo, quando necessário, por meio de armazenagem de materiais, de acordo com as normas adequadas, objetivando resguardar, além de preservar a qualidade e as exatas quantidades. Mas para que o almoxarifado seja eficaz dentro do Canal de Distribuição, ele necessita primeiro atingir sua eficiência interna, isso depende fundamentalmente de:
− Realização de cargas e descargas de veículos mais rápidas;
− Agilidade dos fluxos internos, tanto de materiais quanto de informação;
− Melhor utilização de sua capacidade volumétrica;
− Acesso fácil a todos os itens (grau de seletividade);
− Máxima proteção aos itens estocados;
− Maior otimização do layout para reduzir distâncias e perdas de espaço;
Em busca dessa eficiência interna, é importante que se analise se o atual arranjo físico do armazém não está operando como um gargalo para tal, bem como verificar se os recursos disponíveis (mão-de-obra e equipamentos de movimentação) são suficientes para um atendimento rápido e eficiente das operações logísticas.
Diagnóstico das operações de Movimentação e Armazenagem
O Diagnóstico é realizado a partir das ferramentas de coleta de dados: registro fotográfico, check-list, carta de processo, mapofluxograma e aplicação de questionários. Este analisou também aspectos