1234567
R: Comumente, a democracia ateniense é citada como exemplo do que seria a autêntica democracia, pois em Atenas todos os "cidadãos" se reuniam para decidir o que seria o melhor para o povo. Entretanto o direito à cidadania em Atenas era muito restrito, pouquíssimas pessoas (apenas as influentes) tinham o título de cidadãos e podiam participar dessas reuniões. A democracia moderna pressupõe que o povo escolha os seus representantes e esse representante é quem decidirão pelo povo. Acredito que os dois sistemas sejam falhos porque as restrições acabam sempre sendo feitas e poder acaba sempre concentrado nas mãos de uma maioria. É por isso que a democracia é considerada por muitos um modelo de governo meramente teórico.
2. Analise esse trecho “o governo favorece a maioria em vez de poucos por isso é chamada de democracia” (pensamento de Péricles)?
R: Por vezes fala- se em Péricles como sendo o fundador da democracia, algo que não é totalmente exato. Na verdade ele apenas modificou o sistema democrático existente, de uma “democracia limitada” para uma democracia onde todos os cidadãos podiam participar. Tanto que se Clístenes é considerado o pai da democracia grega, Péricles é considerado o fundador da Idade de Ouro da mesma, chamando, outros ainda, ao século V A. C., o século de Péricles. Isto porque, com Clístenes, era uma democracia limitada, onde os aristocratas ainda ditavam leis, e com Péricles esse fato alterou-se, passando os cidadãos a governar não apenas em teoria, mas também na prática.
3. Disserte sobre os requisitos da democracia atual, na perspectiva de Dallari?
R: Segundo Dalmo Dallari, não bastaria uma só Câmara, a dos Deputados, para a garantia do caráter democrático do governo. Uma das alegações para a criação da segunda Câmara foi que os Estados do Sul eram muito menos populosos e se fosse aplicada a regra democrática um eleitor, um voto os estados sulistas elegeriam um número