dissertação oque foi a administação cientifica
296 palavras
2 páginas
Administração CientíficaA abordagem básica da Escola da Administração Científica é a ênfase colocada nas tarefas. O termo Administração Científica é devido às tentativas de aplicar os métodos da ciência aos problemas da Administração, a fim de alcançar uma eficiência industrial, que são aplicados, principalmente, através da observação e mensuração. Essa escola foi iniciada por Frederick Winslow Taylor, que provocou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial de sua época. Sua principal preocupação foi a eliminação do desperdício e das perdas sofridas pelas industrias, e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial. Taylor iniciou suas experiências através do trabalho do operário progredindo até chegar a engenheiro. Devido aos conflitos entre patrões e empregados, Taylor começou a estudar o problema de produção para tentar uma solução que atendesse a ambos. Seu primeiro período corresponde à época de publicação de seu livro Shop Management onde se preocupa exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário, através do estudo de tempos e movimentos.
Através de seu livro Shop Management, Taylor diz:
1. O objetivo de uma boa Administração era pagar salários altos e ter custos unitários de produção.
2. Para realizar tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa e experimentos para formular princípios e estabelecer processos padronizados que permitam o controle das operações fabris.
3. Os empregados devem ser cientificamente colocados em seus postos com materiais e condições de trabalho adequados para que as normas possam ser cumpridas.
4. Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida.
5. A administração precisa criar uma atmosfera de intima e cordial cooperação com os trabalhadores, para garantir a permanência desse