123456
Física Experimental
Empuxo
Professora Stela
Turma: EE1Q30
Daniela Campos Ferreira da Silva B8224I-9
Edewagner Carneiro da Silva B80276-6
Gerismar Pacheco Santana B7901C-3
Ivancly Batista da Silva B8414D-2
Marcos Moreira Alves B784IJ-0
Junho, 2013
Empuxo
Resumo:
O trabalho apresentado a seguir fornece resultados práticos da relação entre empuxo e natureza do líquido (água) a submergir um dado objeto, relacionada com a teoria do princípio de Arquimedes que defende a idéia do módulo do empuxo ser igual ao peso do volume de líquido deslocado.
Introdução:
Quando mergulhamos um corpo qualquer em um líquido, verificamos que este exerce sobre o corpo uma força de sustentação, isto é, uma força dirigida para cima, que tende a impedir que o corpo se afunde no líquido. A existência desta força pode ser percebida ao tentarmos mergulhar um objeto na água. Esta força vertical é denominada empuxo do líquido sobre o corpo mergulhado.
Objetivo:
O objetivo desse experimento é que ao término do mesmo, possamos entender bem a idéia e as implicações do empuxo, bem como entender o processo de análise de dados por meio de gráficos.
MATERIAIS UTILIZADOS * 1 béquer; * 500 ml de água; * 1 balança digital; * Uma haste vertical; * 1 dinamômetro; * tripé triangular; * Um cilindro de Arquimedes dotado de recipiente e embolo; * Álcool; * Sal.
Desenvolvimento:
Primeiramente deve-se realizar a montagem do equipamento e ajustar o zero do dinamômetro. Logo se devem pendurar os cilindros na parte inferior do dinamômetro e anotar o valor indicado repetem-se o procedimento só que agora com o cilindro mergulhando em um béquer com água. Todos os passos citados acima se deve ser refeitos com a diferença de troca a água do becker por álcool e por água com sal.
Primeira etapa: Comprovação experimental da presença do empuxo.
Pendurar o dinamômetro no pêndulo e os cilindros no