123456
Em 1973, o norte-americano Frank Nasworthy inventou as rodinhas de uretano, que revolucionaram o esporte. Um skate passou a pesar por volta de 2,5kg.
Por volta do ano 1975, um grupo de garotos revolucionou ainda mais o skate, realizando manobras do surf sobre ele. Esses garotos eram os lendários Z-Boys . Essa equipe era de Venice, Califórnia, lugar o qual chamavam de Dogtown.
Na década de 1980, um dos revolucionários do esporte foi Rodney Mullen. Rodney desenvolveu várias manobras como kickflip, heelflip, hardflip, casper, darkslide, rockslide, 50-50, body varial, , primo, reemo, varialflip, 360 flip, fs flip, bs flip, varial heelflip, etc.
Nos anos 90, o carioca Bob Burnquist elaborou a última grande revolução no Skate: o Switchstance vertical. A partir daí, o Skate passou a não ter mais "lado", ou seja, não existe mais o lado da frente nem o lado de trás. Essa técnica quadruplicou o número de variações possíveis nas manobras.
Partes do skate
O skate é formado por oito partes, todas fundamentais para um bom funcionamento, são elas:
Shape
É a tábua de madeira que serve como base para as manobras. Existem vários tipos, com pouco ou muita inclinação, ou com pouca ou muita largura. Também contem diversas formas de cortes.
Mesa
É a peça na qual o eixo é encaixado e há duas mesas em cada skate. Em cada uma das mesas tem uma cavidade onde se devem colocar as chupetas. A "mesa" é parte integrante do conjunto denominado "truck".
Trucks
Trucks são os eixos do skate, a parte onde se encaixam as rodas, os rolamentos e o amortecedor que ameniza os impactos de um pulo.
Amortecedores
São quatro (um par por truck) em cada skate: que são postos na partes