12 PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS
UNIÃO DE INSTITUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL RELIGIOSO E CULTURAL (UNIDERC)
CURSO DE MESTRADO LIVRE EM PSICANÁLISE DA EDUCAÇÃO
SANDRA SOARES SARMENTO
12 PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS
CAMPINA GRANDE
2013
12 PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS
1
Todo ser humano é único e se cada um de nós pararmos para pensar sobre a verdadeira importância de estarmos nesse mundo, nesse tempo histórico em um determinado lugar, começaremos entender o valor de existirmos.
Toda forma de vida é única e especial e nem uma pode ser subestimada, pois a vida não se resume somente a um aglomerado de células que se multiplica , cresce, se reproduz e morre, pois é também resultado da existência de um “princípio inteligente” de uma força suprema que é a causa primaria de todas as coisas e em especial a vida tendo assim qualquer forma de vida sua importância. Somos complexos e especiais com um valor imensurável , assim como outra formas de vida existente em qualquer lugar do universo.
2
Acredito que todos nós temos atitudes advindas da influência do ambiente externo, mas não é por isso que não podemos esta no controle da vida e da nossa história. Somos como o motorista de um carro. O carro é como se fosse nossa vida e nós somos o motorista, assim temos o poder de direcionar o carro para qualquer lugar e estrada, mas não temos o poder de direcionar a estrada e de mudá-la ou ter domínios sobre os obstáculos que ela trás. Se não podemos mudar os obstáculos da estrada, podemos mudar a direção e buscar outras estradas. Para dirigir esse carro precisamos ter muita responsabilidade e prudência. Dirigir minha vida é tarefa que exige de mim muito compromisso com o que quero viver em dias futuros e por isso não posso ser negligente.
3
Nem um ser humano é imune a solidão seja ela causada pela sociedade ou pelo abandono de si próprio. E a solidão é capaz de nos ensinar a