12 pares de nervos cranianos
Taubaté
2014
Descrição dos Nervos Cranianos e Testes Neurológicos Realizados pelo Profissional Enfermeiro
Taubaté
2014
SUMÁRIO
Introdução 3
Objetivo 4
Percurso Metodológico 5
Resultados e Discussão 6
Nervos Cranianos 6
I.Nervo Olfatório 6
VII. Nervo Facial 8
Testes Neurologicos Realizados pelo Profissional Enfermeiro 10
Exames físicos 10
Resultados Esperados 12
Referências 13
Introdução Nervos correspondem a um conjunto de fibras nervosas unidas por tecido conjuntivo denso, organizadas em feixes, sendo responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos. Fibras sensoriais levam impulsos das células para o sistema nervoso central; e fibras motoras, do sistema nervoso central aos músculos.
Dos 12 pares de nervos cranianos, 2 pares se originam do prosencéfalo e 10 pares se originam do mesencéfalo e rombencéfalo. Os nervos cranianos são designados por numerais romanos e por nomes. Os numerais romanos referem-se à ordem em que os nervos estão posicionados da parte anterior para a posterior. Os nomes indicam as estruturas inervadas ou a função principal dos nervos.
Embora a maioria dos nervos cranianos seja mista, alguns estão associados com sentidos especiais e consistem em nervos sensoriais apenas. Os corpos celulares dos neurônios sensoriais estão localizados em gânglios fora do encéfalo.
Objetivo
Descrever por meio de uma revisão bibliográfica os tipos de nervos cranianos existentes e especificar quais exames e testes neurológicos o profissional enfermeiro pode realizar..
Percurso Metodológico
Foi realizada por meio de fontes virtuais e livros, no período do mês de junho de 2014, um levantamento acerca do tema “Nervos cranianos” e “Exames neurológicos realizados pelo profissional Enfermeiro”, onde os dados coletados foram lidos na íntegra e selecionado o