Primeira Guerra Mundial
1. Quais nações envolvidas?
Alemanha, Bélgica, Brasil, Costa Rica, Cuba, Estados Unidos da América, França, Império Britânico, Império Turco-Otomano, Itália, Japão, Luxemburgo, Portugal, Reino da Romênia, Reino da Sérvia, Rússia, Austrália.
2. Por que é considerada mundial?
Porque foi a primeira guerra de proporções mundiais, por envolver países dos cinco continentes, inclusive o Brasil.
3. Países envolvidos na questão Balcânica e seus respectivos papéis. A chamada Questão Balcânica, gerou o evento que desencadeou a Primeira Guerra, e merece um detalhamento maior. Desde a decadência do Império Turco Otomano, a região dos Bálcãs (tome como referência de local as imediações da Grécia) estava em crise. Resumindo, o quadro de crise política na região assim se apresentava:- A Sérvia apoiava os movimentos nacionalistas eslavos na luta contra as pretensões da Áustria em anexar a região. - A Áustria contrariava o plano de formação de um grande país eslavo sob a liderança da Sérvia; - O Império Russo pretendia ampliar sua influência na região e obter uma saída para o Mar Mediterrâneo; - A Turquia, como ex-potência da região, se aproximou da Alemanha e da Áustria para impedir o avanço russo.
4. Sobre a questão da Alsácia e Lorena, quais causas e consequências. com a derrota da França na guerra contra a Alemanha, em 1870, os franceses foram obrigados a ceder aos alemães os territórios da Alsácia e da Lorena, regiões ricas em minérios de ferro e em carvão. A partir dessa guerra, desenvolveu-se na França um movimento de cunho nacionalista-revanchista, que visava desforrar a derrota sofrida contra a Alemanha e recuperar os territórios perdidos.
5. A atuação da Itália “Guerra ao lado da Tríplice Entente” deve – se a que fator?
No início da Primeira Guerra Mundial, a Itália abandonou a Tríplice Aliança e se recusou a participar do conflito. Contudo, em função das promessas territoriais que recebeu, a Itália entrou no conflito ao