12 Pares de nervos cranianos
I - Nervo Olfatório – é um nervo sensitivo, com a função de olfação, sua origem se dá no bulbo olfatório. Teste: devemos aproximar a substancia teste ao vestíbulo do nariz e em seguida solicitamos que o paciente faça a identificação olfativa.
II - Nervo Óptico - Passa pelo forame óptico e tem função de visão, sua origem se dá na retina.Teste: acomodamos o paciente e solicitamos que o mesmo identifique através da visão o estimulo utilizado pelo fisioterapeuta. III - Nervo Óculo-Motor - Tem a função de motricidade dos músculos que movem o olho. (nervo motor) Teste: o paciente bem acomodado, solicitamos que o mesmo faça movimentos de forma lenta e organizada em todo o campo visual ou estímulos de comando de voz. IV - Nervo Troclear - tem a função de motricidade do músculo oblíquo superior do olho. Teste: e examinada testando os movimentos do olho. Em caso alterações devera ser relatado na avaliação V - Nervo Trigêmio – é um nervo sensitivo e motor, pois é responsável pelos movimentos da mastigação e percepções sensoriais da face, seios da face e dentes. O nervo trigêmio é dividido em três partes nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular. Teste: testamos a sensibilidade facial e também a térmica tátil profunda e álgica.
VI - Nervo Abducente - desempenha a motricidade do músculo reto lateral do globo ocular. Teste: e examinada testando os movimentos do olho. Em caso alterações devera ser relatado na avaliação
VII - Nervo Facial –