117 Atividade Individual 02 Felipe H
Módulo: Módulo 04
Atividade: Atividade individual II
Título: Os efeitos das políticas monetária e fiscal.
Aluno: FELIPE HENRIQUE MARTIN GONÇALVES
Disciplina: Economia ON-LINE
Turma: IEPOS_T0388_0814
Introdução
Abordaremos de uma forma focada e sucinta a crise política e financeira que assola não só a zona do euro e a União Europeia, mas também os países emergentes.
Abordará este trabalho, de que forma a crise dos subprimes afetou a União Europeia, quais foram às políticas adotadas pelos países que compõe o bloco, o que são essas políticas e suas eventuais consequências.
Características principais dos instrumentos de política monetária e fiscal
A política fiscal é o ramo da política econômica que define o orçamento e seus componentes, mantém a estabilidade econômica e ajuda a manter uma economia crescente, um baixo índice de desemprego e a baixa inflação.
A política fiscal pode ser expansionista ou contracionista. Adota-se uma política fiscal expansionista quando o objetivo é estimular a demanda agregada, especialmente quando a economia está atravessando um período de recessão e precisa de um "empurrão", uma política fiscal expansionista onera o orçamento da União, gerando um déficit que deve ser coberto pelo governo com a emissão de títulos, aumentando a dívida pública.
Já a política fiscal contracionista ocorre quando o objetivo é reduzir a demanda agregada, como no caso em que a economia está em um período de expansão excessiva e há a necessidade de retração econômica.
A política monetária tem como objetivo controlar a oferta de moeda na economia. A política monetária pode ser contracionista ou expansionista.
Em uma política monetária contracionista, a quantidade de dinheiro em circulação é diminuída, com o objetivo de desaquecer a economia e evitar o aumento dos preços. Em uma política monetária expansionista, são tomadas medidas que tendem a acelerar a quantidade de moeda e a baratear os empréstimos, portanto, em uma política