11 de setembro de 2001
No dia 11 de setembro de 2001, Neste dia ocorreu uma serie de ataques aos EUA, que resultaram em milhares de mortos e feridos.
aeronaves foram sequestradas e lançadas contra o Pentágono, no Condado de Arlington, Virginia e com as duas torres do Word Trade Center, em Manhattan New York. O saldo no ataque foi de aproximadamente 3.000 mortos. Figuram como o maior ataque terrorista nos Estados Unidos.
Os responsáveis diretos pelos atentados foram integrantes islâmicos, ligados à rede terrorista Al-Qaeda, sendo o líder da rede Osama Bin Laden, que operava a partir do Afeganistão.
Histórico
11 de setembro de 2001: aeronaves foram sequestradas e lançadas contra o Pentágono e contra e com as duas torres do Word Trade Center, morrendo aproximadamente 3.000 pessoas.
Acontecimentos:
Meses seguintes a 11 de setembro, os estados unidos deflagram um ataque devastador ao Afeganistão derrubando o governo do país. Mas os principais terroristas escapam e se refugiam em algum lugar da fronteira.
A história de terror iniciou em 1960, com o exílio de lideres fundamentalistas egípcios que se estabeleceram na Arábia Saudita. Daquele país, desde 1979,partiram milhares de militantes que se engajaram na guerra de guerrilhas contra a ocupação soviética do Afeganistão.
A URSS se retirou do Afeganistão em 1989 e menos de 2 anos depois, os Estado Unidos lideraram uma coalizão internacional contra o Iraque, que havia ocupado o vizinho Kuwait. A partir daquele momento, a Al-Qaeda passou a exigir a retirada das forças dos Estados Unidos do Oriente Médio, deflagrando uma campanha de atentados terroristas contra alvos norte-americanos.
Em 2003, os estados Unidos invadiram o Iraque, a pretexto de impedir a construção de um arsenal de armas de destruição em massa pelo regime Saddam Hussein.
A al-Qaeda continua agir no Afeganistão, que passou a atuar também no Iraque, realizando atentado contra as forças norte-americanas e contra a população xii iraquiana.
Resultado:
A