1
2. Localização e Entorno Está situada no conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos, Distrito Pedro do Rio, Petrópolis, que possui uma população de aproximadamente 12.000 habitantes e fica distante a 27km do centro de Petrópolis e a entrada da casa se da pela Rua José Joaquim Rodrigues. Ao se verificar o local onde a casa foi construída, percebemos a forte presença de montanhas marcando a topografia circundante. Localizada num amplo lote entre montanhas, a casa Canavelas parece repousar sobre um vale fértil onde a mata, quase intocada, encanta pela beleza. O clima predominante da região é o tropical úmido, com características particulares devido a sua localização nas montanhas; com temperatura média que oscila entre 17° a 21°.
Com uma planta retangular, a casa acompanha a linearidade do vale com seu eixo longitudinal, (como vemos nas figuras abaixo 02 e 03) uma decisão, ao meu ver, mais marcante e ousada do arquiteto Oscar Niemeyer. Com o seu teto côncavo, racionalidade nas linhas e leveza na forma, a idéia do arquiteto de dar continuidade ao desenho do vale foi alcançada com êxito, sendo muito agradável ao olhar. O diálogo entre a construção e o exterior é constantemente percebido, seja pela vista que se troca entre os ambientes, seja pelos contornos das montanhas e do jardim, a arquitetura de Oscar Niemeyer, pousando levemente sobre a superfície do terreno, evita uma contraposição à paisagem.
3. Jardins e Externo Cercada por elaborados jardins de Burle Marx, e por uma seqüência encadeada de montanhas circundando o vale, a casa está implantada ao centro desta deslumbrante paisagem. Projetado pelo paisagista Burle Marx, o jardim se divide em duas concepções formais; o lado leste da propriedade e o lado oeste. Na chegada da casa pela fachada oeste, o visitante é recebido por um conjunto de formas voluptuosas, num conjunto vegetal onde a diversidade de cores entre verde, avermelhado e amarelo estão organizadas num desenho curvilíneo de formas