1
Graduação em Educação Física
Fernanda Cristina, Jefferson de Souza, Lucas Schettino, Marco Aurélio e Marcos Vinícius.
ELEMENTOS DO SANGUE
E
ATIVIDADE FÍSICA
Belo Horizonte
2014
HEMÁCIAS
Estrutura morfológica
As hemácias, também chamadas de eritrócitos, são células anucleadas, bicôncavas, desprovidas de organelas típicas, rica em hemoglobina (responsável pela cor vermelha do sangue) e que possuem aproximadamente 120 dias de vida.
Funções
Trocar dióxido de carbono por oxigênio na circulação pulmonar, trocar oxigênio por dióxido de carbono nos tecidos periféricos e transportar o dióxido de carbono de volta aos pulmões. O estado de oxigenação do tecido regula a produção de hemácias.
Curiosidade
Anemia falciforme - Doença hereditária onde os eritrócitos tornam-se deformados em crescentes alongados (foices). Essas células têm sua membrana alterada e rompem-se mais facilmente, causando anemia.
HEMOGLOBINA
O que é
Molécula formada por quatro cadeias de proteínas, existente nos eritrócitos que permite ao sangue transportar mais oxigênio, quando não está ligada ao oxigênio é denominada desoxiemoglobina e quando esta é a oxiemoglobina. A hemoglobina, funciona também como um sistema tampão importante do sangue.
Produção e degradação
O processo de síntese de hemoglobina ocorre nos precursores eritroides. Nesse processo iniciado por uma célula mãe que gera quatro células, ocorre a síntese de DNA e de hemoglobina, mitoses e absorção do ferro. Assim, no período de 3 dias, originarão hemácias maduras anucleadas, ou seja, sem núcleo. Deste então, essas novas hemácias ou glóbulos vermelhos atuarão como reservas energéticas responsáveis pelo