introduaao ao estudo do direito 1
2640 palavras
11 páginas
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO IUNOCHAPECÓ - UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ
PROF: SHEILA CRISTINA ZANATTA
1) A DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
È uma disciplina propedêutica, isto é, matéria introdutória, de iniciação ao estudo do Direito.
O objetivo da disciplina é fornecer ao estudante uma visão geral acerca do Direito. Compreender o Direito em todos os seus aspectos.
A matéria serve como processo adaptativo ao iniciante, visto que este encontra dificuldades em relação a novos conceitos jurídicos.
2) ORIGEM DA PALAVRA DIREITO
Para você, o que significa a palavra Direito, o que é Direito?
Do ponto de vista do ser humano, direito é sinônimo de justiça, ordem, mas do ponto de vista cientifico, estas respostas não são as mais adequadas.
Miguel Reale conceitua o Direito como sendo um conjunto de regras obrigatórias que garantem a convivência social exatamente em virtude do estabelecimento de limites da ação de cada pessoa na sociedade.
Esta definição de direito, nos leva a crer que é impossível viver em ordem sem o direito, a sociedade só pode existir em razão do direito e o direito em razão da sociedade, o contrário a sociedade tornar-se-ia um caus, todos fariam as coisas a seu bel prazer, não haveria organização.
È o homem quem cria o direito e quem compõem a sociedade, tanto que o direito deve acompanhar os fatos sociais. Toda a regra jurídica se refere a sociedade, por isso que o direito é fato e fenômeno social, e justamente pelo fato de assim o ser, este existe em razão da sociedade ( se não houvesse sociedade, o direito não teria o que disciplinar).
Ocorre que o termo Direito possui vários significados.
A palavra nos outorga a noção do que é certo, justo, correto.
Definição Etimológica - (origem da palavra, genealogia). Directus (em linha reta).Usava-se a palavra jus, para expressar o que era lícito.
Direito como ciência – Há que se lembrar de dois conhecimentos – empírico ( que se baseia na experiência cotidiana, resulta do