1
Joice Duarte Batista
Faculdade de Ciências Sociais - UFG
Revalino Antonio de Freitas
Prof. Dr. do Departamento de Ciências Sociais
Faculdade de Ciências Sociais – UFG
Comunicação
Educação, trabalho, movimentos sociais
Análise da inserção da disciplina sociologia no Ensino Médio. Trazendo a importância da Sociologia como instrumento de conhecimento e interpretação da realidade social.
Compreendendo que a educação se dá no contexto de uma sociedade, busca-se apreender o sentido, importância e objetivo do estudo da sociologia no Ensino Médio a fim de desvelar a realidade social.
Palavras-chave: sociologia; educação; sociedade.
“O conhecimento sociológico espirala dentro e fora do universo da vida social, reconstruindo tanto esse universo como a si mesmo como uma parte integral deste processo.” Anthony Giddens.
Para compreender o sentido da sociologia como disciplina na grade curricular do
Ensino Médio devemos, antes, compreender os objetivos pelas quais a disciplina se pretende atingir e qual a sua importância na educação no Ensino Médio. Isso significa estabelecer parâmetros de analise, dimensionar o sentido da disciplina, buscar compreender o que ela tem de específico e qual sua contribuição no processo educativo.
A sociologia nasce como instrumento de questionamento, e se firma no pensamento crítico, mas não no pensamento crítico isolado e sim ao lado das demais disciplinas humanísticas, como história e geografia. O objetivo da sociologia ao lado dessas disciplinas é contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, promovendo nos alunos o contato com a realidade deles, bem como, o confronto com realidades distantes e culturalmente diferentes, permitindo o “distanciamento” e a
“aproximação” de realidades. Tais conceitos sociológicos trabalhados em sala de aula levam o aluno ao desenvolvimento da consciência crítica.
O conhecimento sociológico beneficiará o aluno na medida em que lhe permitirá uma análise mais acurada