1
Francisco
Prof. Sergio
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI - NEAD
Teologia (TEO 171) - Metodologia do Trabalho Acadêmico
16/04/2008
RESUMO
O conhecimento científico é extremamente importante para a sociedade, pois é a partir dele que é possível a transformação social e tecnológica. O conhecimento científico gerado por uma determinada sociedade consolida o saber e desafia as estruturas cristalizadas, tidas como verdades absolutas. Portanto, o acesso ao conhecimento gerado é de suma importância para a evolução das comunidades científicas, visto que nos apropriamos de novos pontos de vista, conceitos, métodos, técnicas, instrumentos, ferramentas, tendências e perspectivas que norteiam a construção do saber de uma área de conhecimento. Assim, o conhecimento somente será, de fato, um conhecimento científico, após sua socialização aos outros. Esta dinâmica é que permite a uma comunidade científica ser visível às outras e pelos próprios sujeitos que a compõe.
Palavras-chave: Importância; Necessidade; Objetividade.
1 INTRODUÇÃO O Conhecimento científico é real porque lida com ocorrências ou fatos, ou seja, segundo Trujillo (1974, p. 14), “[...] com toda forma de existência que se manifesta de algum modo”. Constitui-se em um conhecimento indeterminado, pois suas hipóteses têm sua veracidade ou falsidade conhecida pela experimentação e não apenas pela razão.
Portanto, o conhecimento científico não aceita a opinião ou o sentimento de convicção como fundamento para justificar a aceitação de uma afirmação, requer testes experimentais e a avaliação de seus resultados.
Este trabalho pretende mostrar que a ciência é um conhecimento social construído e estruturado em modelos, e tem como objetivo compreender e explicar o funcionamento do mundo.
2 OBJETIVO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O objetivo do conhecimento científico é o estabelecimento das leis que regem os fenômenos, a fim de que estes possam