1
Enfrentar os processos de troca exige considerável quantidade de trabalho e experiência e para ter eficiência nesse processo é utilizada a Administração de Marketing. Esta ocorre quando pelo menos uma parte de uma troca potencial reflete sobre os meios de atingir as repostas de outras partes. Sua melhor definição foi a aprovada pela American Marketing Association:
“ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING é o processo de planejamento e execução de concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais.”
Essa definição reconhece que a administração de marketing é um processo que envolve análise, planejamento, implementação e controle; que envolve bens, serviços e ideias; fundamentando-se na noção de troca; onde a meta é produzir satisfação para as partes envolvidas.
O trabalho de marketing no mercado consumidor é formalmente executado por gerentes de vendas, vendedores, gerentes de propaganda e promoção, pesquisadores de marketing, gerentes de serviços, gerentes de produtos e marcas, gerentes de mercado e de setores e vice-presidentes de marketing. Cada um desses cargos assume regras e responsabilidades bem definidas. Muitas dessas tarefas envolvem a administração de recursos de marketing específicos como propaganda, venda ou pesquisa de marketing. Para realizar essas funções, os gerentes de produtos, gerentes de mercado e vice-presidentes de marketing administram programas. Seu trabalho é analisar, planejar e implementar programas que produzirão um nível composto de transações desejado com os mercados-alvos. Por fim, a Administração de Marketing tem a tarefa de influenciar o nível, o momento e a composição da demanda de maneira a ajudar a organização a atingir seus objetivos.·.