1
- CONTEÚDO: Produção, transformação e preservação do espaço – diferentes lugares; ação do individuo na construção dos espaços geograficos – noções de tipos de moradias ; aspectos verbais e não-verbais; ideia de representação; consistencia argumentativa; coordenação motora fina.
OBJETIVOS:
Relatar fatos vivenciados numa sequencia logica de ideias;
Ampliar e adequar gradativamente seu vocabulario;
Compreender que o espaço esta em constante modificação devido a necessidade do homem;
Reconhecer em imagens diferentes tipos de moradias, grupos sociais em diferentes lugares;
Estimular a atenção, concentração e participação das crianças
Estimular a coordenação motora fina das crianças.
METODOLOGIA:
Sentar as crianças em circulo e questionar a compreensão das mesma da historia dos “ Três porquinhos” argumentar com as crianças o motivo dos porquinhos construir suas casas, estimulando as crianças argumentar a respeito, relembrar o nome dos porquinhos relacionando a seu tipo de moradia, bem como a recontagem da história através dos fantoches. Na sequencia estabelecer relações com as famílias e moradias das crianças, questionando como são as moradias do bairro, da comunidade, como é a casa da criança, quantas pessoas morram junto com ela? Estimular a criança a falar com que tipo de material sua casa foi construída, se a casa é de madeira ou de ou palha? Propor aos alunos a dobradura da casa colando-as em papel bobina. Através de imagens e recorte específica o conceito Alvenaria, propondo as crianças um passeio ao arredor da escola para identificar casas de alvenaria ou assim como os demais tipos de moradia.
- RECURSOS METODOLÓGICOS:
Papel bobina,
Papel dobradura, fantoches, Revistas,
Cola,
Tesoura,
Passeio,
AVALIAÇÃO:
A avaliação será continua através de observação, a participação argumentativa das crianças será de fundamental importância como instrumento avaliativo.
2 plano
- CONTEÚDO: A criança e suas relações espaciais; Função social e cognitiva