1
Referências Bibliográficas:
Viceconti, Paulo E. V. & Neves, Silvério - Introdução à Economia - São Paulo/2000 - Editora Frase.
Mankiw, N. Gregory - Introdução à Economia - Rio de Janeiro/1999 - Editora Campus.
Unidade I
1. INTRODUÇÃO
1.1 Conceitos É uma ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Também pode ser definida como a ciência que estuda a produção, a circulação e o consumo dos bens e serviços que são utilizados para satisfazer as necessidades humanas. Economia é estudo da forma pela qual a sociedade administra seus recursos escassos.
MANKIW (2009,P,5)
“A economia é a ciência que estuda as formas de comportamento humano resultantes da relação existente entre as ilimitadas necessidades a satisfazer e os recursos que, embora escassos, se prestam a usos alternativos”.
ROSSETTI (1997, p.52.)
A palavra economia deriva do termo grego que significa “aquele que administra o lar” oikos (casa) e nomos (norma, lei)
1.2 Sistema econômico
Sistema econômico é a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. É um sistema que organiza a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços destinados à população.
Elementos básicos de um sistema econômico:
a) estoque de fatores de produção (Terra, Capital, Trabalho, Capacidade Tecnológica e Capacidade Empresarial),
b) os agentes econômicos (unidades familiares, empresas e governo). c) e um conjunto de instituições (normas jurídicas).
O estoque dos fatores de produção constitui a base da atividade econômica. Nenhum sistema econômico é possível sem que um conjunto de normas jurídicas discipline os deveres e as obrigações dos detentores dos recursos e das unidades que os empregarão.