1
Forjamento é o processo de conformação mecânica, ou seja, mediante aplicação de esforços mecânicos altera-se plasticamente a forma dos materiais. O forjamento é o antecessor de todos os processos de transformação por deformação plástica. As tribos hindus desde 1500 antes de cristo trabalhavam o ouro, a prata e o ferro. A arte do forjamento foi utilizada até a idade média para a fabricação de armas e armaduras. De todos os processos de fabricação, a conformação mecânica tem um fundamental papel porque produz peças com excelentes propriedades mecânicas com a mínima perda do material, oferecendo assim um menor custo de fabricação. Parte-se de uma geometria relativamente simples, que após prévio aquecimento ou não, e uma ou mais operações, podemos gerar uma ou mais peças com a mais complexa geometria.
HISTÓRIA
Forjamento é o nome genérico de operações de conformação mecânica efetuadas com esforço de compressão sobre um material dúctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta utilizada, o forjamento é um método de moldar metais pelo aquecimento, seguido pelas técnicas de martelagem ou laminação. Quando o metal está aquecido, sua condição maleável e flexível permite que ele seja moldado sob pressões extremas sem romper-se.
O método de forjamento antecede o processo de soldagem, ele é o mais antigo processo de conformar metais registrados na história, tendo suas origens no trabalho dos ferreiros de muitos séculos antes de Cristo, acredita-se que os forjamentos mais antigos tenham começado no Egito e Ásia por volta de 4.000 A.C. ou provavelmente ainda antes. O ferro e o bronze fundidos foram forjados por esses homens da antiguidade para produzir ferramentas manuais, instrumentos e armas grosseiras, como facas, adagas e lanças. No final da década de 1860, john Mahlon explorou a relativamente nova técnica de