Resumo
12101286
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: APROXIMAÇÕES E RUPTURAS CONCEITUAIS
A divulgação científica utiliza recursos e técnicas para transmitir informações científicas e tecnológicas ao público em geral. Já a comunicação científica está relacionada à transmissão de informações científicas destinadas a especialistas.
Portanto ambos transmitem informações em ciência, tecnologia e inovação (CT&I), mas possuem aspectos diferentes. O público da comunicação cientifica, por exemplo, está identificado com os especialistas, ou seja, pessoas que possuem uma formação específica nos temas. Já na divulgação científica o público não tem formação técnico-científica e isso não permite uma melhor compreensão dos conceitos especializados.
O nível do discurso na comunicação científica e a divulgação científica apresentam diferenças devido ao público-alvo. A comunicação científica não preocupa-se na mudança do discurso especializado porque, o público conhece os termos técnicos. Mas, a divulgação científica apresenta um discurso simples, pois o público é leigo e não é alfabetizado cientificamente.
Em relação à natureza dos canais, a comunicação científica e a divulgação científica se apresentam em veículos com características distintivas.
A divulgação científica é apresentada nos meios de comunicação de massa e também em livros didáticos e em palestras. Já a comunicação científica está presente em círculos mais restritos, como eventos científicos e revistas científicas.
Quanto à divergência de intenções: A comunicação científica tem o objetivo de espalhar as informações especializadas na comunidade científica. Porém, a divulgação científica cumpre função de democratizar o acesso ao conhecimento científico e isso inclui os cidadãos no debate sobre temas especializados e que podem influenciar sua vida.