1
- Administração cientifica
É considerada a primeira abordagem da teoria geral da administração. Essa área teve a contribuição dos estudos de Taylor, que é considerado o pai da administração cientifica.
Em suas experiências, Taylor tinha o objetivo de aumentar a eficiência dos funcionários, através do planejamento cientifico das tarefas, ou seja, a ideia de que havia uma maneira melhor ou ótima de realizar uma tarefa, e essa maneira deveria ser descoberta e colocada em pratica.
O trabalho de Taylor acontece no período da historia americana logo após o fim da guerra civil e com a indústria sofrendo intensas mudanças. A produção em massa enriqueciam os donos do capital, pequenas fabricas cresciam e se transformavam grandes indústrias. Nesse cenário, os empregados recebiam muito pouco pelo seu trabalho e as más condições de trabalho geravam muitos problemas.
As fabricas trabalhavam com sistemas de premiação, bônus. Acreditando que essa medida resolveria todos os conflitos. Taylor pensava que o sistema de premiações só seria eficaz, se usado em conjunto com tarefas cuidadosamente ensaiadas e planejadas. A gerencia deveria ser cooperativa e apoiar o trabalho dos operários. Ele foi o primeiro pensador na historia da administração, a tentar melhorar tanto a produtividade quanto a qualidade de vida no trabalho nas empresas. E esse conceito permanece hoje em muitas organizações.
- Racionalização do trabalho e estruturação geral da empresa
O primeiro período de contribuições de Taylor nos trás a racionalização do trabalho do operário, por meio do estudo de tempos e movimentos. Taylor iniciou sua pesquisa em conjunto com os operários, decompondo todos os movimentos e processos do trabalho. Com o intuito de aperfeiçoar e racionalizar gradativamente esses movimentos. Nesse sentido, a primeira grande contribuição dos estudos de Taylor é a ideia que aplicando métodos científicos e estabelecendo processos padronizados que permitam o controle das operações,