1 E 2 lei de mendel
PRIMEIRA E SEGUNDA LEI DE MENDEL
Trabalho de pesquisa bibliográfica exigido como nota parcial da disciplina de Biologia.
Professor: Adriano Rodrigues de Souza.
Série: 3° ano 2
Boa Vista do Ramos/Am
2012
INTRODUÇÃO
Gregor Johann Mendel, (1822-1884) monge agostiniano, botânico e meteorologista austríaco. Nasceu na região de Troppau (hoje chamada Opava), na Silésia, que então pertencia à Áustria. Foi o criador de uma teoria que mais tarde seria uma grande descoberta, As leis de Mendelµ assim conhecidas atualmente. Primeira Lei de Mendel A ervilha Psim sativum: planta de fácil cultivo e ciclo de vida curto, com flores hermafroditas e que reproduzem por autofecundação, além de suas características contrastantes, sem intermediários: amarelas ou verdes; lisas ou rugosas; altas ou baixas; flores púrpuras ou brancas, dentre outras. Suas experiências foram, também, muito significantes para a compreensão de algumas lacunas da Teoria da Evolução, proposta tempos antes.
Além disso, o monge selecionou e fez a análise criteriosa, em separado, para cada par das sete características que identificou; considerou um número apreciável de indivíduos de várias gerações; e, para iniciar seus primeiros cruzamentos, teve o cuidado de escolher exemplares puros, observando-as por seis gerações resultantes da autofecundação, para confirmar se realmente só dariam origem a indivíduos semelhantes a ele e entre si.
Segunda Lei de Mendel
Em suas primeiras experiências, Mendel verificou apenas uma característica de cada vez (monoibridismo), não se preocupando com as demais características. Depois de muitas experiências, Mendel prosseguiu com suas pesquisas e começou a se preocupar com o comportamento de duas características, analisando dois caracteres ao mesmo tempo. Ao verificar cruzamentos que envolviam dois tipos de características (di-hibridismo), Mendel enunciou a sua segunda lei, também chamada de lei da