1 TERMINOLOGIA E PRINC PIOS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO
“O crescimento e o desenvolvimento são eixos referenciais para todas as atividades de atenção à criança e ao adolescente sob os aspectos biológico, afetivo, psíquico e social.” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2002)
1.1 Crescimento
Crescimento é definido como o aumento físico do corpo, como um todo ou em suas partes, e pode ser medido em termos de centímetros ou de gramas. Traduz aumento do tamanho das células (hipertrofia), ou de seu número (hiperplasia).
É um processo dinâmico e contínuo que ocorre desde a concepção até o final da vida e cessa com o término do aumento em altura ou crescimento linear. (fig. 1.0)
O Ministério da Saúde o indica como um dos melhores indicadores de saúde da criança. Seu resultado, no entanto, possui dependência de fatores ambientais.
Fig. 1.0
Fonte: http://crescimentodna.wordpress.com/
Os fatores ambientais que interferem no crescimento da criança são: alimentação, ocorrência de doenças, cuidados gerais e de higiene, condições de habitação e saneamento básico, condições de vida e acesso aos serviços de saúde.
A altura final do indivíduo é o resultado da interação entre sua carga genética e os fatores do meio ambiente que permitirão a maior ou menor expressão do seu potencial genético.
1. 2 Desenvolvimento
O desenvolvimento é um conceito amplo que se refere a uma transformação complexa, contínua, dinâmica e progressiva, que inclui, além do crescimento, a maturação, a aprendizagem e os aspectos psíquicos e sociais.
A maturação pode ser definida como uma organização progressiva das estruturas morfológicas geneticamente determinadas. A maturação neurológica engloba os processos de crescimento, diferenciação celular, mielinização e o aperfeiçoamento dos sistemas que conduzem as coordenações mais complexas.
Já a aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, o comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência,