1 Samuel 16
14 Ora, o Espírito do Senhor retirou-se de Saul, e o atormentava um espírito maligno da parte do Senhor.
Consultar os "espíritos" através de médiuns não somente é abominável diante de Deus, é enganoso e resulta em desgraça (Isaías 8:19-22).
Saul tinha este espírito agora quando se sentia aterrorizado precisava do som do instrumento para se acalmar, mas não se fala que o espírito se afastou e o que Saul fez quando este espírito não foi afastado já que Davi não podia tocar a harpa. Ele recebeu este porque desobedeceu então Davi agora de certa forma desobedecera a Deus.
Satanás era anjo de luz nem por isso Deus o destruiu apenas desceu ao lugar onde merecia estar, porem foi castigado.
1 Samuel 28.6 O senhor não respondeu a Saul, nem por sonhos, nem por profetas, logo desobedeceu novamente a Deus mandando chamar a voz dos espíritos de feiticeiros: Mas se os espíritos inferior vê e fala ela já sabia que ali estava Saul e o enganou.
28.8 Com outras vestes Saul diz faz subir os espírito de quem eu te disser,
28.9 ela diz Saul não quisera adivinhos armas um laço contra mim? 28.10 Saul diz vive o senhor que nem um mal te aconteça e logo ela já reconhece a Saul rei de autoridade,
28.11 ela quem eu chamo? Saul responde chame Samuel,
28.12 “gritou” na causa de espanto chamando atenção e dando vivacidade a cena me enganou tu é Saul.
28.13 Ta vendo o que? Ela diz (vejo deuses na língua deles demônios)
28.14 e disse sobe um homem envolto numa capa Saul não via só ela dizia ver essa era o tipo de veste que os sacerdotes usava. E então Saul pensando ser Samuel se prostrou.
28.16 E o espírito disse o teu Deus teu te desamparado te tens por inimigo? Tudo que o espírito falou já sabia porque era passado.
Então depois saiu Saul aterrorizado e amaldiçoado pelo espírito que subiu o qual depois cometeu suicídio.