1 relat rio erros e medidas
Hemerson da Costa Lacovic
Jaqueline de Oliveira
Priscilla Bassetto
Tatiane Inglês Pereira
Thiago Henrique Flora Martins
Departamento de Engenharia de Produção
Universidade Estadual do Paraná/Campo Mourão
Este experimento tem por objetivo descobrir através de um cubo metálico e um cilindro de plástico os erros e medidas com ferramentas de diferentes graus de precisões, sendo elas: régua, paquímetro e micrômetro. Durante a experiência, analisamos que a régua foi o instrumento mais fácil para obter a medida dos objetos, porém, o menos preciso na exatidão da mesma. A ferramenta mais precisa foi o micrômetro, contendo por sua vez mais algarismos significativos, que tem maior importância na exatidão de uma medida. Para chegarmos a esta conclusão cada integrante mediu os objetos com as respectivas ferramentas e logo, foi calculado a média aritmética, desvio relativo de , desvio absoluto e desvio padrão das medidas encontradas. Introdução Ao estudarmos os dados materiais, com o objetivo de descobrir as diferenças de erros e medidas, utilizamos três ferramentas diferentes, sendo elas: A régua milimetrada, o paquímetro e o micrômetro. Essas ferramentas foram utilizadas respectivamente para a mesma função de aproximar-se da medida exata dos objetos com maior precisão, sendo a aresta de um cubo metálico, profundidade e diâmetro de um cilindro de plástico.
Sendo assim, cada instrumento utilizado tinha diferentes graus de precisão, gerando em seus resultados algarismos significativos, são os algarismos que tem importância na exatidão de um número, sendo os primeiros certos e o último duvidoso. [4] Para encontrar a média das medidas obtidas utilizamos:
(1)
Desvio é a diferença entre um valor obtido ao se medir uma grandeza e um valor adotado que mais se aproxima do valor real.[4]
Dessa forma, o desvio absoluto é: A partir do momento em que se calcula um resultado por aproximação, é preciso