1 Relat Rio De Citologia
Tecido epitelial
Há dois tipos básicos de tecidos epiteliais, o tecido epitelial de revestimento (epitélio), que cobre as superfícies externas e internas do corpo, e o tecido epitelial glandular ou de secreção, originado do próprio epitélio, e que vai formar as glândulas.
Funções:
• Proteção contra a abrasão e agressão.
• Absorção de substâncias como fazem, por exemplo, as células intestinais.
• Secreção de muco, hormônios e outras substâncias.
• Sensorial, detectar as sensações através de terminações e corpúsculos do tecido nervoso.
Tecido epitelial da traqueia
É um tecido que tem características especiais, composto por células cilíndricas (colunares ou prismáticas) pseudo-estratificado cujo suas células possuem especialização de membranas chamadas de cílios, a função dos cílios e movimentas os resíduos depositados ao longo da traqueia junto com o muco, o muco e produzido pelas células caliciformes que estão presente no tecido epitelial da traqueia.
O tecido que reveste a traqueia tem apenas uma camada celular. Porém, o núcleo de suas células encontra-se em alturas diferentes, dando a impressão de estratificação (pseudo-estratificado). Existem células secretoras de muco espalhadas por este epitélio. Tais células têm forma de cálice, por isso denominada caliciforme. O muco tem função de proteção - as impureza aderem-se a ele. O epitélio que reveste a traqueia é ciliado: os cílios têm a função de varrer o muco produzido pelas células caliciformes. Esse conjunto de cílios e muco, além da própria barreira física do epitélio, tem a função de proteger as vias respiratórias.
Material: Traqueia Observação com aumento total de 40x: Com este aumento podemos localizar a traqueia que aparece juntamente com o esôfago na mesma lâmina. A traqueia apresenta uma luz regular e o epitélio pseud. estratificado cilíndrico ciliado fica junto a mesma.
Observação com aumento total de 100x: Deve ser focalizada a mucosa traqueal onde