1 Rel Sintese Organica
ESCOLA POLITÉCNICA – CAMPUS CURITIBA
CURSO DE Engenharia química
Kaynara Fernandes
Luan Luiz sestrem
SÍNTESE DA DIBENZALACETONA
Curitiba 2014
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
ESCOLA POLITÉCNICA – CAMPUS CURITIBA
CURSO DE Engenharia química
Kaynara Fernandes luan luiz sestrem
SÍNTESE DA DIBENZALACETONA
Relatório de extração de Síntese da Dibenzalacetona executado no Laboratório de Química Orgânica de Graduação em Engenharia Química da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito parcial de avaliação dos trabalhos práticos em equipe.
Professor: Silvio Miro Franchi
Curitiba
2014
SUMÁRIO
1 Introdução 4
2 Objetivo 6
3 Material utilizado 7
4 método, discussão e procedimento experimental 8
5 CONCLUSÃO 10
6 Referências 11
1. Introdução
A dibenzalacetona é uma cetona insaturada, que envolve uma reação de adição nucleofílica e de desidratação. É um composto orgânico de formula C17H14O, um sólido amarelo insolúvel em água, mas solúvel em etanol. Obtida através da condensação aldólica cruzada de duas moléculas, o benzaldeído e uma molécula de acetona em meio básico.
A condensação aldólica baseia-se na formação de um íon enolato e na sua subsequente reação com uma molécula de um aldeído ou cetona, originando um β-hidroxialdeído ou uma β-hidroxicetona, respectivamente (designados genericamente por aldóis). Os aldóis têm tendência a se desidratar espontaneamente para formarem aldeídos ou cetonas α,β-insaturados, estabilizados por ressonância.
A dibenzalacetona é formada a partir da condensação de um aldeído aromático, o benzaldeído, com uma cetona, a acetona. Esta reação é conhecida por Reação de Claisen-Schmidt.
Primeiramente a cetona reage com uma base (no caso, Hidróxido de Sódio) para formar o íon enolato.
Na reação Claisen-Shmidt o enolato formado reage com o benzaldeído, que se condensa rapidamente. Nas