organelas
As mitocôndrias são delimitadas por duas membranas lipoprotéicas semelhantes às demais membranas celulares. Enquanto a membrana externa é lisa, a membrana interna possui inúmeras pregas – as cristas mitocondriais – que se projetam para o interior da organela.
A cavidade interna das mitocôndrias é preenchida por um fluido denominado matriz mitocondrial, onde estão presentes diversas enzimas,além de DNA e RNA e pequenos ribossomos e substâncias necessárias à fabricação de determinadas proteínas.
08
5. Ribossomos
A síntese protéica, um dos processos mais importantes para a manutenção da vida, é realizado no ribossomo, uma máquina catalítica complexa feita a partir de 50 diferentes proteínas (as proteínas ribossomiais) e diversas moléculas de RNA, os RNAs ribossomiais (rRNAs). Os ribossomos são constituídos por duas subunidades, uma grande e outra pequena, estas são montadas no nucléolo, pela associação de rRNAs recém-transcritos e modificados com proteínas ribossomiais, as quais foram transportadas para o interior do núcleo após sua síntese no citoplasma. As duas subunidades são então exportadas para o citoplasma onde realizarão a síntese de proteínas (figura 1).
A subunidade pequena fornece uma região sobre a qual os RNAs-transportadores (tRNAs) podem eficientemente pareados sobre os códons de RNA-mensageiro (mRNA), enquanto que a grande subunidade catalisa a formação das cadeias peptídicas que ligam os aminoácidos entre si, formando uma cadeia polipeptídica(figura 2 e 4).
09
Quando a síntese não está ativa, as duas subunidades do ribossomo estão separadas. Elas se unem sobre uma molécula de mRNA, normalmente próximo a extremidade 5’, para iniciar a síntese de proteínas. O mRNA é então puxado através do ribossomo; conforme seus códons encontram os sítios ativos do ribossomo, a sequência nucleotídica do mRNA é traduzida em uma sequência de aminoácidos, usando os tRNAs como adaptadores, para catalisar