1 PROCESSO PRODUTIVO
1. RESUMO.
O presente estudo tenta identificar cada etapa do processo produtivo de blocos cerâmicos. Sendo que pode haver algumas diferenças no modo de produção, devido a diferença de processos 100% automatizados, ao demais.
Na maioria dos casos, a base do processo de fabricação do produto é a mesma. Assim, o objetivo do presente trabalho foi identificar todas as etapas de produção de blocos cerâmicos, fabricados com argila, em uma indústria de artefato cerâmico. Para tanto, foi realizado o acompanhamento de todas as fases de processamento de uma Cerâmica, localizada no município de Itaúna-MG, para a fabricação de Blocos de Tijolos Cerâmicos.
Empresa: Cerâmica Coqueiro Ltda.
Palavras-Chave: Argila. Cerâmica, Tijolo Furado.
2. INTRODUÇÃO.
A argila é a principal matéria-prima utilizada na produção da cerâmica vermelha. Trata-se de um material natural, de estrutura terrosa e de textura fina. A cerâmica vermelha compreende todos os produtos feitos com matérias-primas argilosas, que após queima apresentam coloração avermelhada (MINEROPAR, 2000).
O processo industrial da cerâmica vermelha envolve diversas fases de processamento, tais como coleta da argila, preparação, mistura, secagem e queima, até obtenção dos produtos finais, podendo cada etapa influenciar decisivamente na etapa seguinte (BACCELLI JR., 2010). Assim, o objetivo do presente trabalho foi identificar cada etapa do processo produtivo de blocos cerâmicos, fabricados com argila, em uma Cerâmica localizada no município de Itaúna.
3. MATERIAIS E MÉTODOS.
Este estudo foi realizado em uma empresa que desenvolve atividade de indústria e comércio de artefatos de cerâmica, utilizando 1.050 toneladas de cerâmica vermelha para a produção mensal de, aproximadamente, 500.000 peças de tijolos, sendo dos seguintes tamanhos 9x19x29 e 15x19x29.
A Cerâmica possui 3 fornos em funcionamento. Os fornos são todos iguais e