1 INTRODUC A O
Contextualização e delimitação do tema Justificativa do trabalho
Problematização
Objetivo
Apresentação sintética dos capítulos ( como serão estruturados)
.1 Introdução
A introdução é a parte inicial do texto, em que deve constar a delimitação e contextualização do assunto tratado, a justificativa do trabalho, a problematização, os objetivos da pesquisa, a(s) hipótese(s) ou pressupostos e a apresentação sintética dos capítulos (como serão estruturados).
Em sentido mais amplo, podem-se indicar as seguintes partes de uma introdução:
Contextualização e delimitação do tema: apresentação sumária do tema, sua relação com outros estudos. Ou seja, deve-se buscar inserir o tema ou problema no âmbito atual da literatura acadêmica, incluindo, por exemplo, uma discussão sobre as deficiências que podem ser identificadas nessa literatura; definição da situação do tema no tempo e no espaço (enquadrar o tema no conjunto dos conhecimentos ou das atividades já desenvolvidas anteriormente por diferentes autores); citação de alguns trabalhos ou parte da literatura analisada que foram essenciais para o desenvolvimento da pesquisa.
Justificativa do trabalho: está relacionada ao “Por quê?” da pesquisa. Consiste na demonstração da importância do tema, de sua relação com o pesquisador (afinidade eletiva, ou seja, motivos da preferência na escolha do tema, importância para a área na qual você está atuando ou contribuição do trabalho para a sua formação acadêmica) e dos benefícios teóricos e sociais do estudo realizado (como os resultados do trabalho poderão contribuir para a aplicação prática dos conceitos teóricos).
Problematização: apresentar o problema da pesquisa, de forma clara, precisa e sintética em forma de pergunta.
Objetivo: o resultado que se pretende atingir com a pesquisa, o que se pretende alcançar indicando também o que se pretende conhecer ou realizar no decorrer do trabalho. Não esquecer que os objetivos são escritos com verbos no infinitivo e que o