1 INTRODUC A O CUSTOS
Desde os primórdios da civilização conseguimos fazer a diferença e igualdade dos gastos com a produção e serviços, com a lucro que se pretende alcançar pela pessoa que produz. Antigamente as vantagens pretendidas não eram influenciadas pelos fatores monetários, os custeios eram baseados em vantagens adquirias por meio de trocas. Nas atuais gestões empresariais as organizações utilizam a contabilidade para dar fundamento ao processo de tomada de decisão, tendo como objetivo controlar o estoque e a produção. O conceito baseado em atividades que denomina-se custeio ABC auxilia todo o processo no aumento em lucros próprios, esse custeio tem como principal função reduzir as distorções que geralmente são provocadas pelos rateios arbitrários utilizados em outras metodologias. O método do custeio ABC surgiu nos Estados Unidos da América na década de 80 e rapidamente foi utilizado pelos países afora como uma ferramenta que revolucionou o mundo.
Porém por volta dos anos 90 devido aos conceitos do Valor Econômico Agregado e do Desempenho Balanceadas o ABC perdeu a importância, mas na atualidade o conceito baseado em atividades voltou a ser vivenciado devido aos altos custos indiretos que no caso são bastante altos e a grande dificuldade de desenvolver preços por causa do padrão de custos, isso serviu para contribuir à utilizar o ABC novamente.
O custeio por atividades tem segurança quando se fala em decidir algo no ramo empresarial, pois há maior estabilidade nos custos de produção e comerciais.
A importância do ABC dentre os seus principais benefícios está a identificação de ações que geram e que não geram valores, com isso elimina as distorções causadas por ideias iniciais não aceitáveis e a falta e itens objetivos e realistas nas destinarias dos custos indiretos.
O custeio ajuda na tomada de ações para melhorar continuamente os processos, e através disso é possível decidir quais são os produtos sub-custeados e os super-custeados, tornando possível uma