1 Gera O Modernista
Caracteriza-se
por ser uma tentativa de definir e marcar posições. Período rico em manifestos e revistas de vida efêmera.
Um mês depois da SAM, a política vive dois momentos importantes: eleições para
Presidência da República e congresso (RJ) para fundação do Partido Comunista do Brasil. Ainda no campo da política, surge em 1926 o Partido
Democrático que teve entre seus fundadores
Mário de Andrade.
É
a fase mais radical justamente em conseqüência da necessidade de definições e do rompimento de todas as estruturas do passado. Caráter anárquico e forte sentido destruidor.
Caracteristicas
Busca do moderno, original e polêmico nacionalismo em suas múltiplas facetas volta às origens e valorização do índio verdadeiramente brasileiro “língua brasileira” - falada pelo povo nas ruas paródias - tentativa de repensar a história e a literatura brasileiras. A postura nacionalista apresenta-se em duas vertentes: nacionalismo crítico, consciente, de denúncia da realidade, identificado politicamente com as esquerdas. nacionalismo ufanista, utópico, exagerado, identificado com as correntes de extrema direita.
Principais Autores
Mario
de Andrade
Oswald de Andrade
Manuel Bandeira
Mario de Andrade
Injetou
em tudo que fez um senso de problemático brasileirismo, daí sua investida no folclore. De jeito simples, sua coloquialidade desarticulou o espírito nacional de uma montanha de preconceitos arcaicos. Lutou sempre por uma literatura brasileira e com temas brasileiros. Sua faceta de teórico de estética literária pode ser avaliado em A Escrava que não é Isaura, onde expõe pequenos e paliativos remédios da farmacopéia didáticotécnico-poética do Modernismo.
.
– Oswald de Andrade
Foi
um dos principais artistas da Semana de
Arte Moderna e lançou o Pau-Brasil e o movimento Antropofagia, corrente que pretendia devorar a cultura européia e brasileira da época e criar uma verdadeira cultura brasileira. Sua obra é marcada por irreverência,