Regras De Ouro Da Organiza O Mundial Da Sa De
Tempo e temperatura;
Aquecimento ou reaquecimento insuficiente;
Contaminação cruzada;
Higiene precária do manipulador de alimentos;
As dez regras de ouro oferecem dicas que podem reduzir o risco, de que os microorganismos patogênicos venham a contaminar, sobreviver ou se multiplicar nos alimentos.
As dez regras de ouro são:
1 – Escolher alimentos de boa procedência, que tenham passado por algum processo de beneficiamento que vise à conservação saudável:
Essa dica vale principalmente para alimentos como o leite pasteurizado, o frango resfriado ou congelado etc. Lembre-se que os alimentos processados foram feitos para oferecer segurança, assim como apresentar uma vida útil prolongada.
2 – Cozinhar bem os alimentos:
Alimentos crus como aves, carnes, ovos, leite etc, podem estar contaminados por microorganismos que fazem mal a saúde. A temperatura, em todas as partes dos alimentos deve alcançar 70°C.
3 – Consumir imediatamente os alimentos cozidos:
Quanto mais tempo o alimento estiver na temperatura ambiente maior será o risco de contaminação.
4 – Armazenar cuidadosamente os alimentos cozidos:
A temperatura segura é aquela acima de 65 °C (quente) ou abaixo de 4°C (refrigerada ou congelada). Por isso o refrigerador e o freezer são fundamentais.
5 – Reaquecer bem os alimentos cozidos:
Esta regra é a melhor medida contra microorganismos que podem ter se proliferado durante o armazenamento. No reaquecimento todas as partes devem atingir no mínimo 70°C.
6 – Evitar o contato entre os alimentos crus e os cozidos:
É chamada contaminação cruzada. Ocorre quando o alimento cozido é contaminado por outro cru. O modo mais comum de contaminação cruzada é feito através do uso