1 Diabetes Nutri O Slide
Hevely
Ryane
Mariana
Leal
Thalita
Santana
O que é Diabetes?
É uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). Tipos de Diabetes
Tratamento de Diabetes
Exercícios físicos
A atividade física é essencial no tratamento do diabetes para manter os níveis de açúcar no sangue controlados e afastar os riscos de ganho de peso. A prática de exercícios deve ser realizadas de três a cinco vezes na semana.
Há restrição nos casos de hipoglicemia, principalmente para os pacientes com diabetes tipo 1, sob o risco de baixar ainda mais os níveis.
Controle e Dieta
Pessoas com diabetes devem evitar os açúcares simples presentes nos doces e carboidratos simples, como massas e pães, pois eles possuem um índice glicemico muito alto.
Quando um alimento tem o índice glicêmico baixo, ele retarda a absorção da glicose. Mas, quando o índice é alto, esta absorção é rápida e acelera o aumento das taxas de glicose no sangue.
Verificar a Glicemia
Glicosímetro, dispositivo capaz de medir a concentração exata de glicose no sangue.
Normalmente, a pessoa fura o dedo com uma agulha pequena chamada lanceta. Uma pequena gota de sangue aparece na ponta do dedo. Coloca-se o sangue em uma tira reagente que é inserida no aparelho. Os resultados aparecem em cerca de 30 a 45 segundos.
O médico o ajudará a definir as metas relativas às taxas de glicose do paciente, que deve se basear nos resultados para alterar as refeições, suas atividades ou os medicamentos e, assim, manter os níveis de glicose normalizados.
Tipos de Insulina
Aplicação da insulina
Vias de administração da insulina:
Abdome