Constitui O De Uma Empresa J Nior
Primeiros Procedimentos
Para dar inicio a constituição de uma Empresa Júnior é necessário que ocorra uma reunião de todas as partes interessadas, com a finalidade de definir os objetivos da futura organização e todo o planejamento de constituição e funcionamento da mesma. Sendo uma associação sem fins lucrativos, a Empresa Júnior deverá constituir-se através de um Estatuto e registrá-lo no Cartório Civil de Pessoas Jurídicas.
Relacionamento com a Instituição de Ensino
A presença da instituição de ensino na constituição de uma Empresa Júnior é extremamente importante. A empresa funciona normalmente nas dependências da Instituição, usufruindo a infraestrutura cedida pela última. Além disso, é fundamental o contato com reitores, diretores, chefes de departamento e professores com o objetivo de obter o apoio educacional, profissional e financeiro necessários ao bom funcionamento da empresa.
Elaboração do Estatuto
Estando os objetivos e o planejamento da organização definidos, dá-se inicio a elaboração do Estatuto. Estatuto é o documento legal que contêm todas as normas que regem o funcionamento da associação. Nele estão definidos a razão social, os objetivos, a previsão de duração, os deveres e direitos dos membros, a estrutura organizacional, a sede, as regras em caso de extinção e a destinação do seu patrimônio. É necessário, também, estar definido se o Estatuto é passível de alteração e em que condições, e se os membros respondem ou não subsidiariamente pelas obrigações assumidas pela associação. A fundação da entidade é consolidada através de uma assembleia, para qual são convocadas todas as partes interessadas. A assembleia é presidida por uma das pessoas que compilou o Estatuto e secretaria por outra, a ser escolhida no momento. Nesta, após a apresentação e aprovação do estatuto, é realizada a eleição e a posse da diretoria. Faz-se, então, a Ata de Fundação no livro de Atas. (Pág.6; CONCENTRO – FEDERAÇÃO DAS EMPRESAS JUNIORES