1 dia de inser o na sala de aula
Comecei minha inserção em sala de aula no dia 20/08/2013 era uma terça-feira, cheguei na escola, as crianças estavam no pátio orando para entrar em suas respectivas salas. Não sabia se o quarto ano já tinha entrado, então perguntei para algumas crianças. Eles me falaram que sim, então me dirigi à sala, já sabia onde ficava, pois uma semana estive na mesma.
Ao entrar na sala todos os alunos ficaram se perguntando quem eu era ? O que estava fazendo naquele lugar? Para parar com as perguntas, a professora me pediu para falar o que estava fazendo lá e porque escolhi a turma dela para observar. Respondi que ia observá-los e que escolhi a turma porque a professora deles foi minha professora na quarta série. Depois desta ação a professora posicionou-me perto de um aluno e iniciou a aula com matemática. Estavam vendo possibilidades, então pediu para pegar o caderno de matemática, mas antes fez a chamada neste dia tinha vinte e cinco alunos, estava faltando dois, totalizando vinte sete alunos no 4ºC.
A professora pegou e fez as correções da tarefa no quadro, os alunos estavam empolgados, não sei se com aula ou com a minha presença na sala deles. Enquanto eles arrumavam as contas erradas nos cadernos, o celular da professora tocou, era uma música e as crianças gostaram, ao sair da sala para atender o celular ela me falou que não deixava o celular no som alto e que às vezes podia ser uma emergência familiar. Ela deve ter pensado que eu iria julgar ela por ter esquecido de deixar o celular no silêncio, jamais! Enquanto ela saiu os alunos aproveitaram para me fazer mais perguntas, não tive tempo de respondê-las pois a professora havia voltado.
Percebi que para acalmar a sala de aula utilizou a técnica de falar alto e ir abaixando para prender a atenção deles, deu certo no iniciou. Ao terminar os conteúdos de matemática programados para esse dia a professora deu atividade de português, eles teriam que produzir um texto e pintar o desenho que