Trabalho A
Escola de 1° Grau Maria D’Ajuda S.Vieira
Data:03/06/2013
Série:6° Turma:A Sala:06 Turno:matutino
Professora:Sandra
Alunas: Alice Andrade Veloso
Ritmos Músicais da Região Nordeste
Introdução
Nesta pesquisa, iremos falar um pouco sobre o axé: ritmo da região nordeste. Entre esse ritmo Brasileiro, a cultura brasileira nordestina possui também muitos outros ritmos como: o xote, forró, coco, xaxado, baião, maracatu, frevo, samba de roda, e muitos outros.
Caracteristicas do Axé
Não se trata exatamente de um gênero ou movimento musical, mas um nome para que uma série de artistas da cidade de Salvador, que faziam uma fusão de ritmos nordestinos, caribenhos e africanos com embalagem pop-rock, tomassem as paradas de sucessos do Brasil inteiro a partir de 1992. Axé é uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda, que significa energia positiva.
Ritmo Músical Nordestino:Axé
O Axé é um gênero musical surgido no estado da Bahia na década de 1980 durante as manifestações populares do Carnaval de Salvador, misturando frevo pernambucano, ritmos afro-brasileiros, reggae, merengue, forró, maracatu e outros ritmos afro-latinos. No entanto, o termo Axé é utilizado erroneamente para designar todos os ritmos de raízes africanas ou o estilo de música de qualquer banda ou artista que provém da Bahia. Sabe-se hoje, que nem toda música baiana é Axé, pois lá, há o Samba-reggae, representado principalmente pelo Bloco Afro Olodum, o Samba de Roda, o Ijexá - tocado com variações diversas, por bandas percussivas de blocos afro como Filhos de Ghandi, Ilê Aiyê e Muzenza, entre outros, o Pagode produzidos por algumas bandas e até uma variação de frevo.
A palavra "axé" é uma saudação religiosa usada no candomblé e na umbanda, que significa energia positiva. Expressão corrente no circuito musical soteropolitano, ela foi anexada à palavra em inglês music pelo jornalista Hagamenon Brito para formar um termo que designaria pejorativamente aquela música