1 Corintios
A I carta de São Paulo aos Corintios é uma carta de ensinamento e exortação, visto que desde aquela época haviam problemas levantados pela igreja, problemas muitos que são enfrentados até o dia de hoje, vindo esta encíclica a nos advertir também.
Paulo inicia sua carta com sua saudação, apresenta-se e ló após adverte o povo de coríntios em relação a uns dos problemas enfrentados: problemas de divisão – estavam dividindo os membros de Cristo, a igreja - e de sabedoria humana – para eles, era loucura o Messias crucificado - . (1Cor. 1, 10-31). (Daí vem a frase que muitos pregadores usam - Deus escolhe os fracos para confundir os fortes – Dizendo Paulo: “o que para o mundo é fraqueza, Deus escolheu para envergonhar o que é forte”
Estes não foram só os problemas, muitos de Corinto estavam adotando uma realidade imoral, então, Paulo deu instruções à igreja de Corinto sobre o casamento e celibato (capítulo 7), comida sacrificada a ídolos (capítulos 8 e 10), a liberdade cristã (capítulo 9), o véu das mulheres (1 Coríntios 11:1-16), a Ceia do Senhor (1 Coríntios 11:17-34), os dons espirituais (capítulos 12-14) e a ressurreição (cap. 15).
Paulo escreve esta carta de modo não só a advertir, mas também a fazer com que a Igreja de Corinto retorne ás tradições, sendo elas: Cristo é a cabeça da igreja e nós os membros, e a Ceia do Senhor. (1Cor. 11, 2-34).
“A pregação da cruz é loucura para os que se perdem, mas para os que são salvos, para nós, ela é força de Deus.” (1Cor. 1, 18)
“De fato, pela sabedoria de Deus, o mundo não foi capaz de reconhecer a Deus por meio da sabedoria, mas, pela loucura da pregação, Deus quis salvar os que creem... Pois o que é loucura de Deus é mais sábio que os