a segunda guerra mundial
A Segunda guerra mundial
A Segunda Guerra é a única que merece o nome de mundial, porque teve como palco a Europa, a Ásia, a África e a Oceania e envolveu as principais potências do planeta.
Também teve maior duração do que a primeira, estendendo-se de setembro de 1939 a agosto de 1945.
A destruição provocada pelo conflito foi muito superior à da Primeira Guerra. Os países em luta procuraram arruinar o poderio industrial dos adversários, arrasando cidades e matando a população civil que estava na retaguarda. A aviação militar, mais poderosa e destrutiva do que nunca, foi uma terrível arma de combate, bombardeando cidades, rodovias, ferrovias, pontes e destruindo navios de guerra e de transporte.
Nesse conflito, morreram aproximadamente 90 milhões de pessoas, entre civis e militares, vitimados por combates, execuções, perseguições, doenças e fome.
As perdas materiais foram enormes, pois as armas empregadas tinham grande poder de destruição.
Ocorreram inúmeras transformações políticas, econômicas, sociais e ideológicas no mundo devido a Segunda Guerra Mundial.
As monarquias praticamente desapareceram, continuando a existir apenas na Inglaterra, na Holanda, na Bélgica e nos pequenos países da Escandinávia, assim mesmo como monarquia parlamentarista, tornando-se comum o domínio do governo por partidos socialista democráticos.
O totalitarismo fascista desapareceu da Europa ocidental, exceto em Portugal e na Espanha, países marginalizados pelas democracias ocidentais.
O socialismo soviético dominou a Europa oriental, porque o exército soviético e a guerrilha comunista conseguiram vencer as forças fascistas.
A Segunda Guerra Mundial intensificou o