1 Classifica O Do Romance
MEMORIAL DO
CONVENTO – 1
Classificação (tipo de romance)
MEMORIAL DO CONVENTO pode ser classificado de três modos enquanto romance:
HISTÓRIC
O
SOCIAL de ESPAÇO
Ao fazer uma minuciosa descrição da sociedade portuguesa do início do século XVIII, marcada pela opulência da corte, associada à Inquisição, e pela exploração dos operários, aquando da construção do convento de Mafra, a referência à Guerra da Sucessão, os bárbaros actos associados aos autos-de-fé, a construção da passarola voadora pelo Padre
Bartolomeu de Gusmão e tantos outros acontecimentos confirmam a correspondência aproximada ao que nessa época ocorre e conferem à obra a designação de ROMANCE HISTÓRICO.
ROMANCE
HISTÓRIC
O
ALGUNS CRÍTICOS DISCORDAM DA ANTERIOR CLASSIFICAÇÃO: apesar da recriação fiel do passado, este livro estabelece uma relação com o presente (subvertendo a essência do tradicional romance histórico) e critica-o.
Por outro lado, Saramago apresenta uma outra visão da História centrando a acção no relato de acontecimentos realizados pelo povo, levando o leitor a faça uma reflexão que se oponha ao que é ensinado como dogmático, como a verdade única.
Note-se ainda que o passado se presentifica e sugere um presente actuante, quer pela intemporalidade de comportamentos, desejos ou anseios, quer pela denúncia de situações de opressão, repressão e censura no momento da escrita. Em Memorial do Convento, há uma tentativa de encontrar um sentido para a história de uma época que permita compreender o tempo presente e recolher ensinamentos para o futuro.
Memorial do Convento apresenta-se também como um ROMANCE
SOCIAL, ao ser crónica de costumes de uma época, reinterpretada para servir os objectivos do autor empírico. Dentro da linha neo-realista, preocupado com a realidade social, em que sobressai o operariado oprimido, pode afirmar-se como romance de intervenção, ao apresentar a história repressiva portuguesa da primeira metade do século XX.
ROMANCE
SOCIAL
A obra pode ser