1 BIOLOGIA CITOLOGIA
OBJETIVO http://www.objetivo.br/conteudoonline/dotnet/default.aspx
1. A ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DOS SERES VIVOS
O microscópio usado por Robert Hooke (descobridor da célula). No destaque, o desenho da estrutura da cortiça feito por Hooke a partir de suas observações ao microscópio.
1.1. Os níveis de organização
Os seres vivos podem ser definidos em unidades estruturais caracterizáveis especificamente, cuja organização, por sua vez, pode ser separada em níveis. Esses níveis seriam, em ordem decrescente de complexidade, assim esquematizados: organismo – sistemas – órgãos – tecidos – células – organoides – biomoléculas.
Organismo
Todo ser vivo, cujos componentes funcionam como um todo constituindo uma unidade vital, forma um organismo. Assim, bactérias, fungos, plantas e animais são exemplos de organismos.
Sistemas
Todo organismo, para viver, tem necessidade de realizar uma série de funções que podem ser resumidas em três processos fundamentais: reprodução, crescimento e manutenção. Conhecidas como funções vitais, elas são exercidas por uma série de estruturas designadas como sistemas ou aparelhos, entre os quais citamos: o digestório, o circulatório, o respiratório, o excretor e o reprodutor.
Órgãos
Para executar suas funções, os sistemas são constituídos por estruturas chamadas de órgãos. Para exemplificar, citamos o sistema digestório, formado pelos seguintes órgãos: boca, faringe, esôfago, estômago e intestino.
Tecidos
Os órgãos são formados por tecidos, conjuntos de células, estruturas microscópicas, adaptadas a uma determinada função. Nos animais superiores, encontramos quatro tipos básicos de tecidos: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
Célula
A célula é a menor unidade capaz de manifestar as propriedades de um ser vivo; ela é capaz de sintetizar seus componentes, de crescer e de multiplicar-se. O ramo da Biologia que estuda a célula é a citologia, um dos tópicos deste livro. Na estrutura celular, identificamos uma série de componentes, as