1 Aula Recrutamento E Sele O 1
Recrutamento e Seleção
1
O contexto da captação e seleção: quais impactos das mudanças na natureza e nas relações do trabalho sobre o paradigma de captação e seleção?
2
Mudança na natureza e nas relações do trabalho Valorização do trabalho intelectual.
Automatização do trabalho braçal e atividades rotineiras.
Maior tempo consumido pelas atividades intelectuais, em função da própria complexibilidade dos cenários atuais que exigem as organizações se diferenciem para se tornarem competitivas. 3
O conceito de cargo se ampliou para atender um contexto de trabalho mais dinâmico.
4
Zarifian (1996) se refere a eventos como situações especificas não previstas que o profissional tem que lidar em função da atividade que exerce e que exige dele iniciativa e capacidade de solucionar problemas.
5
Segundo
o mesmo autor, competência é a “capacidade de assumir responsabilidades frente a situações de trabalho complexas aliado ao exercício sistemático de uma reflexibilidade no trabalho”.
Isso explica por que competência como capacidade de solucionar problemas e capacidade de abstração são valorizadas em muitos processos seletivos.
6
A ideia de um “emprego vitalício”, deixou e refletir a realidade. Observa-se uma grande mobilidade dos profissionais que mudam de organização com maior frequência. O trabalhador temporário passa a ser também bastante utilizado pelas empresas.
O termo trabalho é preferido ao de emprego, por incluir aqueles profissionais autônomos.
7
Mudanças nas Organizações
Hoje as estruturas organizacionais são de modo geral mais enxutas. Daí o perfil multifuncional do profissional tão valorizado pelo mercado de trabalho e a ênfase na competência do trabalho em equipe.
8
Mudanças nas Organizações
Os modelos de gestão de negócios estão na sua maioria voltados para resultados, competências e desempenho.
O direcionamento estratégico da organização, isto é, sua visão, missão e estratégias, define as competências