1 Aula 10 Solu Es Prepara O
Centro Universitário Fundação Santo André
Faculdade de Engenharia “Engenheiro Celso Daniel”
Laboratório de Química Geral e Experimental I
Professores: Edvaldo (Didi), Flávia, Hamilton, Lorenzo e Roberta
CONTROLE DE PRESENÇA
TÍTULO: SOLUÇÕES - Preparação (Aula 10)
Data: ____ / ____ / ________
N°
Turma: (
)
(
) A ou (
Nome completo do(s) aluno(s) presente(s)
)B
RA
Grupo: (
)
Assinatura
1
2
3
4
5
6
Obs.: Colocar somente o nome do(s) aluno(s) presente(s) na aula. O Prof. não aceitará esta folha se for colocado o nome de aluno(s) ausente(s), ou seja, que não está(ão) presente(s), isto é, que faltou(aram) na aula. Por tratar-se de uma aula experimental (laboratório), somente o(s) aluno(s) presente(s) terá(ão) direito a nota de relatório correspondente a respectiva aula.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Protocolo de entrega:
Turma: (
Data: ____ / ____ / ________
TÍTULO: SOLUÇÕES - Preparação (Aula 10)
)
(
) A ou (
Prof.:
Assinatura:
Incompleto Prof.:
Assinatura:
Completo
)B
Grupo: (
)
2
Primeiro nome do(s) aluno(s) presente(s)
1
2
3
4
5
Nota
6
SOLUÇÕES - Preparação (Aula 10)
1 INTRODUÇÃO
1.1 Técnicas de manipulação
Para o preparo de soluções geralmente são utilizados a pipeta e o balão volumétrico. A pipeta é utilizada para transferir volumes conhecidos de líquidos. Os dois tipos mais comuns de pipetas são as volumétricas (ou de transferência) e as graduadas. As pipetas volumétricas são calibradas para transferir um volume fixo e são, usualmente, construídas com as capacidades de 0,5,
1, 2, 5, 10, 20, 50, 100 e 200 mL. As pipetas graduadas são calibradas para transferir um volume variado, que se determina pela diferença entre os volumes indicados antes e depois da transferência.
Uma pipeta graduada de 10 mL pode, por exemplo, ser utilizada para transferir 5,6 mL, iniciando-se a transferência na marca de 1,0 mL e terminando na marca de 6,6 mL.