IE Aula Pr Tica De Sepra O De Misturas
640 palavras
3 páginas
Centro Estadual de Formação de Professores General Flores da CunhaCarolina Guandet, Djulie Rayna, Isadora Paludo, Vitória Maidana e Wesley Assis
16/05/2015 - Turma 113
Aula Prática de Separação de Misturas
1. Objetivos:
Analisar e testar algumas técnicas de separação de misturas na prática usando de instrumentos de laboratório e do conhecimento adquirido em sala de aula.
2. Materiais:
Foi realizado em sala de aula no dia 12/05/2015 no período da tarde entre 16:10h e 16:50h um experimento prático de separação de misturas sob condições e materiais suficientes para que estes fossem realizados corretamente. Foram usados os seguintes instrumentos de laboratório:
- 1 bastão de vidro (bagueta);
- 3 béquers de 250ml cada;
- Papel filtro.
E os materiais usados nas misturas:
- Sal de cozinha;
- Areia.
3. Resultados:
A escolha da dissolução fracionada para este experimento - onde deveria separar o sal de cozinha da areia, uma mistura heterogênea - foi a escolha correta. Com estes dois materiais impostos a separarmos era o melhor método a se usar. Ao decorrer do processo a aplicação do método foi feita de maneira equivocada assim comprometendo o resultado final. Foi feito da seguinte maneira:
I. Misturou-se a areia e o sal de cozinha em um béquer de 250ml;
II. Acrescentou-se água a essa mistura, cerca de 150ml;
III. Mexeu-se com uma bagueta logo em seguida até obtermos um sistema heterogêneo constituído por duas fases: uma delas é a solução de sal em água, e a outra é a areia, que não dissolveu na água.
IV. Foi colocado a água com sal dissolvido diretamente em um outro béquer na intenção de apenas esta mistura homogênea passasse - ou seja, deixando a água com sal dissolvido em um béquer e areia em outro -. A bagueta auxiliou nesta parte.
V. A água estava com coloração escura e com muitas impurezas deixadas pela areia quando ocupou o segundo béquer;
VI. Após a água evaporou e junto do sal ficou alguns resquícios de areia.
4. Discussão:
O resultado final não era o