1 Apostila Contabilidade Basica
EDUCAÇÃO DE MARINGÁ
Contabilidade Básica
cONT
APOSTILA
CONTABILIDADE
BÁSICA
ADMINISTRAÇÃO
Maringá
2015
1
Profª Ana Paula Jardim apaulajardim@gmail.com FACULDADE ALVORADA DE TECNOLOGIA E
EDUCAÇÃO DE MARINGÁ
Contabilidade Básica
cONT
1
HISTORIA DA CONTABILIDADE
Não se pode precisar a época em que se iniciou a contabilidade. Porém entende-se que a partir do momento em que o homem passou a possuir bens, houve a necessidade de controlá-los, surgindo assim o inventário. Alguns pesquisadores que revelam que os primeiros sinais de sua existência seria em torno de 4.000 a.c.
1.1 ESCOLA ITALIANA (EUROPÉIA)
Após o surgimento do método das partidas dobradas (séc XIII e XIV) e sua divulgação através da obra do Frei Luca Pacioli, a escola italiana ganhou grande impulso e se espalhou por toda a Europa.
1.1.1
CONTISMO
Seus defensores adotam como idéia central o mecanismo das contas, preocupando-se basicamente com seu funcionamento e subordinando-as aos métodos de escrituração. Foi a primeira escola de pensamento contábil na escala de evolução cientifica da contabilidade. Foram elaboradas diversas teorias sobre contas gerais, destacando-se os trabalhos de Jacques Savary e de Edmundo Degranges.
Savary procurou elaborar um processo de partidas dobradas que se adaptasse às disposições da “ordenança do comércio do mês de março de 1675”, enquanto que
Degranges lançou a teoria das cinco contas, na qual enumerava os cinco principais efeitos que servem de meio de troca no comercio, que são:
Mercadoria
Dinheiro
Efeito a receber
Efeito a pagar
Lucros e perdas
A discrição de conta é a impressão de um fenômeno esperado ao patrimônio
Aziendal (empresarial), portanto são expressões de fatos e tais fatos é que devem formar objeto da Ciência Contábil. Através desta corrente de pensamento observamse os primeiros passos da escola patrimonial.
1.1.2
PERSONALISMO
Deu personalidade para as contas. O personalismo foi uma escola de
pensamento