Entomologia
São insetos que apresentam processo incompleto de metamorfose. Do ovo eclode uma ninfa (forma jovem) que é um pouco diferente do inseto adulto, pois não possui asas e sistema sexual desenvolvido. Com a ocorrência das mudas, o inseto passa por algumas transformações, originando o imago (forma adulta). O inseto adulto vai apresentar órgãos sexuais desenvolvidos e também asas.
Exemplo: gafanhoto, grilo, cigarra, cupim e barata.
São insetos que apresentam processo incompleto de metamorfose. Do ovo eclode uma ninfa (forma jovem) que é um pouco diferente do inseto adulto, pois não possui asas e sistema sexual desenvolvido. Com a ocorrência das mudas, o inseto passa por algumas transformações, originando o imago (forma adulta). O inseto adulto vai apresentar órgãos sexuais desenvolvidos e também asas. Exemplo: gafanhoto, grilo, cigarra, cupim e barata.
Insetos Holometábolos São insetos que apresentam metamorfose completa em seu desenvolvimento. Desta forma, o inseto adulto é totalmente diferente da larva, pois sofre profundas transformações. Exemplos: borboleta, mosca, abelha e besouro.
A atual classificação dos insetos teve início com Linnaeus em 1735, até chegar às divisões que são utilizadas hoje em dia. Seguindo as categorias taxonômicas, os insetos pertencem ao Reino Animal, Filo Arthropoda e Classe Insecta. A partir das particularidades e características em comum, são divididos em Ordens específicas, das quais, de acordo com Gallo (2002) destacam-se:
a) Ordem Thysanura: são os insetos mais primitivos, sem asas, com olhos reduzidos ou ausentes,