1 ANO DE ESTADO ISL MICO
Mestrando em Diplomacia e Relações Internacionais
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Julho de 2015
UM ANO DE ESTADO ISLÂMICO
Como surgiu? Qual é o desafio que ele passa à comunidade internacional? E quais são as possíveis soluções para aniquilá-los?
No final do mês de junho de 2015 completou um ano da autoproclamação do Estado
Islâmico, determinando o surgimento de uma nova ameaça mundial. Passado esse tempo, presencia-se a necessidade de compreendermos sua origem e o principal desafio que este
“califado” apresenta à comunidade internacional, para que possamos construir possíveis soluções no intuito de eliminar as terríveis violações de direitos humanos que este grupo comete no mundo árabe. Nesse sentido, permitam-me dizer que se formos tentar perceber sua origem e expansão, é necessário antes de mais nada analisar as causas e consequências da invasão norte-americana no
Iraque em 2003.
A invasão no Iraque
Após a Guerra do Golfo, em 1991, a indústria petrolífera norte-americana passou os anos 90 a procura de uma justificativa plausível para intervir no Oriente Médio no intuito de aumentar sua exploração de petróleo. Por isso que o ano de 2001 foi determinante, pois como afirma o célebre Noam Chomsky em seu livro “Iraque – assalto ao Médio Oriente”, o trágico 11 de setembro foi uma “bênção” para a elite capitalista estadunidense.
A Casa Branca utilizou do atentado ao World Trade Center para criar um estado de pânico, no qual deu a entender que estavam a ter atitudes corajosas para defender seu povo do terrorismo, divulgando ao mundo o início de uma guerra contra aqueles que pertenciam à uma parcela do extremismo islâmico, considerada uma perversão do islã. A elevação do patriotismo estadunidense contra o terrorismo foi uma determinante estratégia governamental para obter o apoio do povo na caçada ao Osama Bin Laden e Saddam Hussein.
No Iraque, todos sabemos que a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos para depor