ORGANIZA O DOS PODERES E DO MINIST RIO P BLICO
807 palavras
4 páginas
ORGANIZAÇÃO DOS PODERES E DO MINISTÉRIO PÚBLICOSeparação das funções estatais - limitação do poder e garantia dos direitos fundamentais.
A Constituição Federal, visando, principalmente, evitar o arbítrio e o desrespeito aos direitos fundamentais do homem, previu a existência dos Poderes do Estado e da Instituição do Ministério Público, independentes e harmônicos entre si, repartindo entre eles as funções estatais e prevendo prerrogativas e imunidades para que bem pudessem exercê-las, bem como criando mecanismos de controles recíprocos, sempre como garantia da perpetuidade do Estado democrático de Direito.
A divisão segundo o critério funcional é a célebre "Separação dos Poderes", que consiste em distinguir três funções estatais, quais sejam, legislação, administração e jurisdição, que foi esboçada pela primeira vez por Aristóteles, no Segundo tratado do governo civil, que também reconheceu três funções distintas, entre elas a executiva, consistente em aplicar a força pública no interno, para assegurar a ordem e o direito, e a federativa, consistente em manter relações com outros Estados, especialmente por meio de alianças.
ORGANIZAÇÃO DOS PODERES.
O objetivo deste trabalho é conceituar e ampliar os conhecimentos acerca das funções típicas e atípicas do Poder Legislativo, Executivo e Judiciário, a Divisão Orgânica do Poder e a Tripartição de Poderes, bem como da estrutura do Poder Legislativo e da composição dos seus membros e das Imunidades.
ORGANIZAÇÃO DOS PODERES
É importante saber que as primeiras linhas teóricas a respeito da tripartição dos poderes foram formuladas por Aristóteles. Tempos depois tal teoria foi aprimorada por Montesquieu.
Há 300 anos antes de Cristo, Aristóteles, em sua obra “Política”, já identificava três atribuições daquele que exerce o poder, descrevendo a separação dos poderes e suas distintas funções, exercidas por uma única pessoa, concentrados nas mãos do Estado. Em 1748, Charles de Secondat, o Barão de Montesquieu, com a obra